Programa Dinheiro Direto na Escola tem como objetivo melhorar a Educação Básica no Brasil

Conheça tudo sobre o poder e como ele está transformando a educação em nosso país.

O PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) é um programa do Governo Federal que está em vigor desde o ano de 1995, com o objetivo de melhorar a educação básica no Brasil, seja ela em nível municipal, estadual ou federal e escolas da rede privada mantidas por associações sem fins lucrativos. O programa está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Porque o PDDE é importante?

O PDDE é importante pois investe dinheiro diretamente nas escolas, favorecendo investimentos em infraestrutura física e pedagógica, como reformas, compra de material, capacitação de professores, entre outros.

A distribuição dos recursos é feita com base no número de alunos matriculados, colhidos através do censo escolar. O orçamento previsto para ano de 2015 é de 2,9 bilhões de reais. E a participação popular é bastante importante na cobrança de que esses recursos sejam utilizados de forma correta.

Conheça também o programa Quero Bolsa 2019.

 PDDE Interativo

O PDDE Interativo vem para auxiliar as escolas públicas na gestão dos seus recursos. O objetivo é simplificar o processo, já que os gestores não precisam mais realizar formações presenciais, e todo o caminho é feito pela internet. O objetivo é “planejar melhor, para realizar mais”. Hoje, a ferramenta pode ser usada por qualquer escola pública, mesmo que ela não receba recursos do Ministério da Educação.

Dentro do PDDE Interativo, estão disponíveis os sistemas dos programas: PDE Escola, PDE Mais Educação, PDE Ensino Médio Inovador, Educação no Campo, Atleta na Escola e Formação Continuada.

Para que o PDDE Interativo funcione da melhor maneira, é preciso que as escolas identifiquem seus problemas, e com planejamento, saibam quais são as áreas que necessitam de investimento. O sistema está disponível no site: http://pdeinterativo.mec.gov.br/.

Conclusão

Pois é caros leitores, espero que tenha ficado claro, como o governo tem agido nessas questões educacionais. No âmbito privado também temos tido programas interessantes como o Mais estudo ou mesmo o Educa mais Brasil. Com isso nossa educação tem sido cada vez mais, o que contribui para um país mais moderno e civilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *